Carta Mensal Mar -19 | Canepa Macro | Volatilidade = Reforma da Previdência

Carta Mensal Mar -19 | Canepa Macro | Volatilidade = Reforma da Previdência

Em março, o Canepa Macro FIC FIM alcançou rentabilidade de 0,45% versus 0,47% do CDI. Em 2019, a rentabilidade do produto atingiu 177% do CDI. Desde o início (março/2016), o fundo acumulou 64,71% nominais, o equivalente a 200% do CDI.

 

Apesar da forte elevação da volatilidade do mês, não vemos ainda motivos para alteração do cenário-base amplamente discutido em nossas últimas cartas. No entanto, um ponto que merece observação é a dúvida sobre a capacidade do Governo em formar uma base política que consiga alcançar 308 votos para a aprovação da PEC da Reforma da Previdência. O grande desafio do gestor será identificar, ao longo da tramitação, o que é “ruído” ou o que são fatores que realmente têm potencial de comprometer a aprovação do projeto, É hora de trabalhar com posições menores, com o gestor estando pronto para agir nas ocasiões de “ruídos”, sejam eles positivos ou negativos.

Cabe ressaltar a diferença marcante do estágio do ciclo econômico brasileiro – em momento inicial do crescimento com inflação baixa – e o das economias desenvolvidas – topo do ciclo, apesar de índices inflacionários também benignos. A percepção da evolução dos dois fatores ditará uma maior eficácia na alocação de ativos nos médio e longo prazos.

LEIA AQUI A CARTA MENSAL MARÇO/2019