Carta Mensal Ago-18 | Canepa Macro | Visão correta nas moedas constroem o nosso mês.

Carta Mensal Ago-18 | Canepa Macro | Visão correta nas moedas constroem o nosso mês.

A Canepa Asset Brasil publica sua Carta Mensal da Estratégia Macro, referente ao mês de Agosto de 2018.

 

No mês de agosto/18, o fundo Canepa Macro FIC FIM rendeu 1,10% nominais (o equivalente a 193% do CDI). No acumulado de 2018, o retorno do fundo alcança 6,98% nominais. Nos últimos 12 meses, a rentabilidade acumulada atinge 11,36% (166% do CDI). Desde o seu início (março/16), o desempenho do produto alcançou 60,84% nominais, representando 218% do CDI. 

No mês de agosto, a volatilidade dos mercados continuou sua trajetória ascendente. No mercado externo, destaque para o desempenho negativo dos emergentes, com a desvalorização acentuada nos mercados da Turquia e Argentina liderando o movimento. O cenário de redução de liquidez global que se desenha, tem seus reflexos amplificados em economias que ainda apresentam problemas estruturais. De forma geral, não vemos motivos para uma reversão desse quadro de maior pressão sobre os emergentes nos próximos meses.

O Brasil não fugiu à essa regra. Em linha com nosso cenário, o Real, (seguido pelo CDS e os juros de vencimentos longos), continua sendo a válvula de escape para ajuste de risco dos mercados. A moeda brasileira novamente sofreu forte desvalorização (-7.3%) no mês. Já a bolsa teve desempenho negativo (-3,2%), mas uma queda maior foi contida pela velocidade de ajuste no câmbio, que beneficia empresas exportadoras, que apresentam peso cada vez mais significativo no Ibovespa.

O bom desempenho do Canepa Macro FIC FIM se deve principalmente aos ganhos no mercado de moedas. Continuamos usando de maneira intensiva o mercado de opções (estrutura de perdas limitadas), e as operações de venda de Real contribuíram de maneira significativa. Além disso, a linha “outras moedas” teve contribuição relevante no mês. Em conjunto com a área de pesquisa macro, tentamos buscar de forma diversificada países mais vulneráveis ao cenário atual. Em agosto, tivemos boa performance com posição vendida em Lira turca, Rand Sul-africano e comprada em peso mexicano.

 

Carta Mensal Ago-18 | Visão correta nas moedas constroem o nosso mês.