Carta Mensal Out-17 | Canepa Macro FIM – Cenário nebuloso, redução de VAR

Carta Mensal Out-17 | Canepa Macro FIM – Cenário nebuloso, redução de VAR

A Canepa Asset Brasil publica sua Carta Mensal da Estratégia Macro, referente ao mês de outubro/2017.

 

No mês de outubro/17, o fundo Canepa Macro FIM rendeu 0,77%, equivalente a 119% do CDI. Em 2017, o fundo apresenta retorno nominal de 12,19%, o que corresponde a 139% do CDI no período. Nos últimos 12 meses, o produto atingiu rentabilidade de 17,53% (136% do CDI).  Desde o seu início (março/16) até outubro/17, o retorno do fundo alcançou 48,99% nominais, o que equivale a 231% do CDI. 

 

Em outubro/17, sobretudo na segunda quinzena, o momento foi de recuo no tamanho da exposição, com posição tática mais defensiva. Com o cenário mais nebuloso, optamos pela redução drástica do VAR utilizado. Acabou funcionando bem, dada a forte realização de lucros observada.

 

– Ativos brasileiros com preços mais altos (não necessariamente esticados) depois de um forte movimento de valorização.

 

– Posição técnica ruim entre os investidores locais, agravado por um aumento de preferência de curto prazo de ativos de países desenvolvidos vis a vis nações emergentes (reforma tributária nos EUA e maior pressão no dólar por conta da indefinição da sucessão no FED norte-americano).

 

Não mudamos nossa visão moderadamente otimista para os ativos brasileiros no médio-longo prazo, mas a atuação tática do gestor vai ser cada vez mais importante no atual patamar de preços de bolsa, dólar e DI.

 

Leia a Carta Mensal Completa aqui