Canepa Macro FIM – Melhor Índice de Sharpe e novos sócios

Canepa Macro FIM – Melhor Índice de Sharpe e novos sócios

Caros amigos,

A Canepa Asset continua investindo fortemente na qualificação de sua equipe e anuncia o reforço de três novos sócios ao nosso time, para as áreas de renda variável e pesquisa macroeconômica: Alexandre Ulm (Gestor de Renda Variável), Thiago Garcia (Analista de Renda Variável) e Lucas Aguiar (Economista).

Apresentamos um estudo sobre indicadores de desempenho sobre fundos de investimentos, assunto cada vez mais difundido entre os investidores. Aplicamos a teoria sobre a classe de fundos de multimercados, com o estudo da performance de 38 fundos nos últimos dois anos. Apresentamos o cálculo para a indústria de dois índices – Índice de Sharpe e Índice de Sharpe Generalizado – que mensuram o desempenho ponderado pelo risco dos produtos.

O Fundo Canepa Macro FIM (lançado março/2016) aparece com grande destaque nos resultados entre os 38 fundos estudados. Usamos o CDI como ativo livre de risco (que coincide com o referencial do portfólio) para o Índice de Sharpe e o IHFA (Índice de Hedge Funds da Anbima) como benchmark para o Índice de Sharpe Generalizado .

Período: Março/16 (lançamento do Fundo Canepa Macro FIM) até Dezembro/17 – Desde o seu lançamento, o Canepa Macro FIM atingiu retorno nominal de 50,3%, alcançando 223% do CDI (22,6% nominal). Para uma volatilidade anualizada de 4,3% a.a., o Índice de Sharpe atingiu 3,11 (a mediana da amostra = 0,69).

O retorno alcançou 180% do IHFA , para um desvio padrão de diferencial de volatilidade anualizada que atingiu 3,8% a.a., gerando o Índice de Sharpe Generalizado de 2,78 (a mediana da amostra = 0,14).

O Canepa Macro FIM atingiu o primeiro lugar entre os 38 fundos estudados em ambos os índices de retorno versus risco no período estudado.

Apresentamos também os indicadores para o ano de 2017, período em que o Canepa Macro FIM também obteve resultados de destaque.

 

Veja o estudo completo aqui – Indicadores de performance em fundos de investimento