Artigo – Os otimistas e o PIB de 2018

Artigo – Os otimistas e o PIB de 2018


Caros amigos,

 

Após o PIB surpreender positivamente no primeiro trimestre por conta da força da agricultura e no segundo quarto, já puxado pelo consumo, as estimativas para o PIB de 2017 convergiram para variação anual positiva na casa dos 0,7%. No entanto, em relação ao crescimento econômico previsto para 2018, percebemos ainda um largo desvio-padrão em relação às projeções dos economistas.

 

Na verdade, o ano de 2018 nos reserva muitas incertezas, sobretudo no campo político: quais serão os candidatos à presidência? O ex-presidente Lula estará apto a concorrer ou inelegível? Qual será a relação de causa e efeito – A economia afetará positivamente a política ou será a política que afetará negativamente a economia mais uma vez?

 

A mediana do Boletim FOCUS registra um crescimento projetado de 2.5% do PIB em 2018. Os economistas mais otimistas apontam para um ritmo até superior a 3% ao ano. Nesse artigo, mostramos porque não acreditamos nessas projeções otimistas, ficando as nossas estimativas na região entre 1.8% a 2.3% ao ano de variação positiva da atividade econômica para o ano que vem.

 

 

LEIA AQUI O RELATÓRIO COMPLETO